Factos
Muitos ainda recordam as inúmeras campanhas nas décadas de 70 e 80 contra a matança das focas bebés à paulada, mas apenas poucos percebem que o número de focas a serem mortas cresce a cada ano que passa. Em 2002, durante a época de caça oficial, foram assassinadas mais de 300.000 espécimes.

O Governo Canadiano parece ter declarado guerra a estes animais, e nos próximos 3 anos prevê-se que cerca de 1 milhão de focas sejam brutalmente mortas. Este número leva-nos a crer que estamos perante a maior e mais devastadora caça que alguma vez a história testemunhou.

O Governo Canadiano está a servir-se destes animais, numa tentativa descarada de os tornar seus bodes expiatórios, de forma a proteger o seu comércio de pesca. A verdadeira razão para o défice das populações que vivem do comércio do peixe tem mais a ver com o aumento populacional destas, daí ser eticamente errado servir-se da caça às focas para que lhes sejam pagos os subsídios governamentais.

Na verdade, reduzir o número destes animais pode empecer a indústria da pesca do bacalhau, uma vez que as focas bebés atacam as espécies que, por sua vez, atacam o bacalhau. A situação não é tão simples, quanto o governo canadense quer fazer parecer, e as focas estão a ser usadas por conveniência política de funcionários pouco visionários.

O Governo Canadiano aumentou o número de focas a serem legalmente abatidas nos próximos dois anos para 350.000, e 275.000 no seguinte. Acreditamos que este número não pode ser justificado por estudos científicos, como nos querem fazer crer, e não toma em consideração as mudanças climatéricas que têm efeito na qualidade de vida dos focídeos.

No decorrer dos últimos anos, devido a um aumento nas temperaturas sazonais, o gelo no golfo de St. Lawrence e na Terra Nova (as principais áreas de caça) tem derretido antes do previsto. Ora, isto é extremamente importante para os focídeos, pois as focas bebés passam várias semanas no gelo depois de nascerem. Se o gelo derreter, elas vão afogar-se, pois com várias semanas são ainda incapazes de nadar. No ano transacto, este problema foi de tal modo grave, que muitos bebés desta espécie desapareceram. As previsões meteorológicas prevêem que o mesmo irá acontecer este ano!

A situação é tão séria, que não podemos simplesmente recostar-nos e assistir o Governo Canadiano a cometer crimes horrendos contra a Natureza.

Vídeo 1
(Clica para ver.)

Help the Harp Seals
[Help the Harp Seals]

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Redigido por Ana Raquel Pinho
© 2006

Equipa: P’los Animais.

Para mais informações, contacte p.f. via e-mail.

Agradecimentos: Miguel Moutinho [Director Executivo da ANIMAL]